O que é loteamento?

Seja para construir uma nova casa ou investir, o mercado imobiliário dá várias opções. Uma delas é o loteamento, que nada mais é do que uma área de terra que foi dividida em vários lotes e tem uma estrutura urbana (vias e espaços públicos, por exemplo). Essa opção pode trazer vários benefícios para o comprador, mas é preciso ficar atento em alguns pontos antes de escolher um loteamento.

Antes de fechar negócio, é importante saber se o loteamento está regularizado e apto a ser comercializado. A autorização é dada pela prefeitura e cartório, que analisam o projeto, verificando se as diretrizes do parcelamento de solo estão de acordo com as legislações pertinentes e questões como rede viária, infraestrutura e se o espaço destinado às áreas verdes também são averiguadas.

 

Quais as vantagens do loteamento?

Um loteamento contribui para a infraestrutura e desenvolvimento urbano da cidade, visto que, em função do tamanho pode representar um novo bairro onde for implantado. Além disso, se bem planejado, tende a valorizar a região e incentivar a evolução do entorno. Além dessas, outras vantagens são oferecidas:

  • Por serem muito procurados, são bem valorizados. Tornando-se ótimas opções de investimento, ainda mais quando comparados a terrenos isolados ou casas já construídas.
  • Há diversas facilidades financeiras para a compra do lote e para a construção;
  • Os custos com a infraestrutura básica são arcados pelo responsável o loteamento;
  • Há loteamentos que oferecem diversas opções de lazer, como quadras, piscinas, espaço para caminhada e socialização. Um benefício para os moradores que não precisam sair de casa para ter bem-estar;
  • Os loteamentos geralmente estão em áreas com grande potencial de crescimento e fácil acesso;
  • A casa poderá ser construída de acordo com as necessidades do proprietário, respeitando as características da família.

Loteamento aberto x Loteamento fechado (acesso controlado)

O loteamento fechado, funciona semelhante a um condomínio e por meio de autorização do município, tem o acesso controlado e sua extensão fechada por muros. Além disso, as áreas externas são de responsabilidade dos moradores, assim como a própria casa. Por isso pode haver um custo com manutenção e demais coisas que possam ser acrescentadas.

Já o loteamento aberto é um modelo mais tradicional e tem livre acesso, ou seja, as pessoas de fora tem acesso e podem usufruir do mesmo local. Para mais, ele também pode ter uma estrutura excelente, planejada pelo loteador e oferecer uma qualidade de vida impecável, assim como o fechado. Além do mais, normalmente não é cobrado nada pela manutenção do loteamento. Todo o cuidado é feito por parte da prefeitura em parceria com o loteador.

Por que investir em um loteamento?

Podendo trazer inúmeros benefícios para vários perfis de compradores, como qualidade de vida, liberdade, alta valorização e retorno financeiro rápido e também somando às condições facilitadas e acessíveis para investidores, os loteamentos estão em alta e permitem diversas possibilidades, pois são procurados frequentemente por pessoas que querem dar um upgrade de vida.

Talvez você se interesse por:

  • Construir um imóvel do jeito que se quer é uma realização importantíssima e impacta diretamente no bem-estar e na qualidade de vida de todos os moradores. Esse é um passo que exige cuidado desde a escolha do loteamento, até a decoração do espaço, que deixará tudo com um toque individual e especial.

    Leia mais
  • Construir um imóvel do zero é o sonho de muitas pessoas, pois será nele que os momentos mais especiais da vida serão vividos e por isso é fundamental que tudo saia conforme os gostos e particularidades de cada um. Porém, essa pode ser uma tarefa complicada e trabalhosa, pois envolve o preparo do terreno, escolha de materiais, contratos e muito mais. Por isso, separamos cinco dicas que vão te ajudar a construir uma casa e evitar estresses desnecessários.

    Leia mais