Construir um imóvel do zero é o sonho de muitas pessoas, pois será nele que os momentos mais especiais da vida serão vividos e por isso é fundamental que tudo saia conforme os gostos e particularidades de cada um. Porém, essa pode ser uma tarefa complicada e trabalhosa, pois envolve o preparo do terreno, escolha de materiais, contratos e muito mais. Por isso, separamos cinco dicas que vão te ajudar a construir uma casa e evitar estresses desnecessários.
1 – Escolha um terreno
Selecionar um terreno ideal é o primeiro passo para a construção de uma casa. Isso porque todo o resto só será desenvolvido através dele. Uma boa opção é o loteamento, que pode ser aberto ou fechado e dispõe de vários benefícios como lazer, infraestrutura, boa localização e pode ser residencial, comercial ou misto. Além disso, a alta valorização faz com que o valor do empreendimento suba rapidamente e traga um bom retorno financeiro, caso deseje investir.
2- Tenha um projeto
Depois da escolha do loteamento, é a hora de definir os profissionais que vão auxiliar o processo. Equipe de engenharia, arquitetura e construção são fundamentais para uma casa segura e o cumprimento do projeto. Além disso, eles podem prever problemas e evitá-los. Também, de acordo com as necessidades dos moradores e da rotina de cada um, eles podem desenhar soluções para tornar o dia a dia mais confortável.
3 – Programe as necessidades
A ansiedade para ver tudo pronto é grande e pode ser um contratempo se não houver planejamento. Imagina como é complicado uma família que tem dois carros ou mais, mas a garagem só cabe um. Os outros ficarão fora e podem ser danificados. Pode parecer simples, mas esse é um dos problemas de não programar as necessidades. Por isso, antes da construção do projeto, pense no futuro e tenha em mente as seguintes questões:
- – Qual o número de veículos?
- – É mais reservado ou gosta de receber amigos?
- – Cozinha fechada ou americana?
- – Prefere ambientes integrados?
- -Gosta de varandas?
- – Qual o número de quartos? Existe a possibilidade da família crescer?
- – Haverá quarto de hóspedes?
- – Quantos banheiros?
- – Terão suítes?
- – Gosta ou tem animais de estimação?
- – Fará área de lazer? Caso sim, integrada ou separada?
4 – Siga um cronograma
Não seguir com o planejado pode causar atraso na obra de dias, meses e até anos. Isso pode ser frustrante e alguns até acabam desistindo e param ou vão morar antes da obra ser finalizada. Para que isso não aconteça, seguir um cronograma é fundamental. No meio do caminho podem até surgir novas ideias, mas caso atrapalhem o cronograma ou ultrapassem o planejamento financeiro, melhor evitar. Também é muito importante está sempre em contato com os prestadores de serviço e fornecedores, a perda do prazo por parte de um deles pode atrapalhar a obra.
5 – Preze pelo bem-estar
Construir um imóvel é muito gratificante e envolve várias questões para acontecer de acordo com o planejado. Por isso, uma das coisas mais importantes é pensar no bem-estar que essa realização vai causar. Com a pandemia, nos últimos anos a procura por espaços com natureza e espaços de convivência fizeram com que várias pessoas mudassem de suas casas.
Loteamentos com área de lazer, espaço para exercícios, playground e contato com a natureza trazem benefícios físicos e mentais, além de serem opções perto de casa para o momento de lazer.